4 Motivos para Incentivar o Aproveitamento Integral dos Alimentos - 10º Gluten Free Brasil

4 Motivos para Incentivar o Aproveitamento Integral dos Alimentos

4 Motivos para Incentivar o Aproveitamento Integral dos Alimentos

4 Motivos para Incentivar o Aproveitamento Integral dos Alimentos

Em torno de 68 mil toneladas de alimentos são desperdiçadas diariamente no Brasil. Nas últimas décadas, a população brasileira passou por transformações sociais que trouxeram como resultado mudanças no seu padrão de saúde e consumo alimentar.

Uma alternativa que contribui com a redução do desperdício é a utilização completa dos alimentos, capaz de promover um melhor consumo nutricional e relação ecológica entre o homem e o meio ambiente. Assim, aproveitar integralmente as partes que não são utilizadas é uma estratégia eficiente e traz resultados importantes, como:

 

  1. Maior disposição de alimentos e redução do desperdício e produção de lixo.

O aproveitamento de partes não comestíveis dos alimentos como talos, sementes e cascas faz com que as preparações se tornem de baixo custo, além de contribuir com a redução do desperdício. É possível diminuir cerca de 30% dos gastos com alimentação apenas utilizando as estruturas não convencionais em diversas receitas. Esse fator garante um aporte alimentar maior da população, podendo reduzir o cenário de fome e a produção excessiva de lixo orgânico.

  1. Diminuição do impacto ambiental.

Os hábitos de vida na população brasileira levam à produção anual de toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU). A maior parte destes resíduos vêm dos restos alimentares de uso incorreto. Esse desperdício propicia m impacto negativo no meio ambiente, em função da deposição insegura de rejeitos no solo, gerando maior formação de chorume e risco para lençóis freáticos. Nesse sentido, ao aproveitar integralmente o alimento é possível minimizar esse impacto, por meio da diminuição da formação de lixo.

  1. Maior aporte de nutrientes e fibras.

Estudos relacionados ao aproveitamento integral dos alimentos mostram a eficácia do desenvolvimento de receitas culinárias com suas partes não convencionais. Análises realizadas em cascas, talos e sementes de frutas e legumes confirmam a alta concentração de fibras, micronutrientes e polifenois nestes resíduos. Assim, o uso consciente em preparações pode garantir um aporte redobrado de componentes nutricionais essenciais para a saúde.

  1. Inovações culinárias e variedades de receitas.

Diferentes receitas na culinária funcional podem ser elaboradas e adaptadas com a utilização de cascas, talos e sementes de frutas, legumes e verduras. É possível combinar ingredientes nutritivos com estas partes de alimentos em bolos, tortas, doces, entre outros. Confira uma receita englobando este conceito para indicar no planejamento dietético do paciente:

 

Mousse de cacau com casca de laranja

 

Ingredientes

1 xícara (chá) de chocolate 70% cacau derretido

2 colheres (sopa) de cacau em pó

1 abacate maduro

½ laranja

1 colher (sopa) de açúcar de coco

Modo de preparo: faça raspas com a casca da laranja e esprema o suco. Amasse o abacate e misture com todos os ingredientes. Incorpore as raspas de laranja na mousse e leve ao congelador por 1 hora.

 

REFERÊNCIAS

OLIVEIRA, C. et al. Aproveitamento integral dos alimentos: contribuições para melhoria da qualidade de vida e meio ambiente de um grupo de mulheres da cidade do Recife – PE. Trabalho de Conclusão de Curso. Disponível em: < http://www.xxcbed.ufc.br/arqs/public/t_07.pdf> Acesso em: 05 abr. 2018.

STORCK, C. et al. Folhas, talos, cascas e sementes de vegetais: composição nutricional, aproveitamento na alimentação e análise sensorial de preparações. Ciência Rural, Santa Maria, v.43, n.3, p.537-543, mar, 2013.

CARDOSO, F. et al. Aproveitamento Integral de Alimentos e o seu Impacto na Saúde. Sustentabilidade em Debate – Brasília, v. 6, n. 3, p. 131-143, set/dez, 2015.

SAMPAIO, I; FERST, E; OLVEIRA, J. A ciência na cozinha: reaproveitamento de alimentos – nada se perde tudo se transforma. Experiências em Ensino de Ciências, v. 12, n. 4, 2017.

Deixe um comentário

Local do Evento

Centro de Convenções - Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569
www.convencoesfreicaneca.com.br/

Telefones

Atendimento ao Inscrito:
(11) 3473-1693 – Ramal 24

Atendimento ao Expositor:
(11) 3586-1764

Assessoria de Imprensa:
(11) 3586-9197 – Ramal 32

Mídias Sociais