A maior feira Free From da Europa ganha versão South America - 10º Gluten Free Brasil

A maior feira Free From da Europa ganha versão South America

A maior feira Free From da Europa ganha versão South America

A maior feira Free From da Europa ganha versão South America

E4 traz o evento internacional para São Paulo em 2020

A E4 divulgou, durante a décima edição do Gluten Free Brasil, nos dias 12 e 13 de julho, o lançamento da Free From Functional Food South America em um coquetel especial, sem glúten e nutritivo elaborado pela chef Renata Macena e a presença de diferentes empresários, donos de marcas saudáveis.

O anúncio da novidade foi realizado na Europa, na sexta edição da Free From Functional Food Expo, que aconteceu dias 28 e 29 de maio, em Barcelona, na Espanha e contou com a presença do diretor da agência E4, Gustavo Negrini, e do diretor da feira, o holandês Ronald Holman.

A Free From Europe ocorre anualmente e, a cada edição alterna entre Amsterdã e Barcelona. Atualmente, se tornou uma das principais feiras voltadas ao varejo e alimentação saudável. A sua última edição (ver aqui vídeo oficial), no mês de maio, reuniu mais de 4 mil visitantes, incluindo 3.500 varejistas de 45 países, principalmente da Europa e da Ásia, em dois dias de realização.  Ainda contou com a presença de 300 marcas expositoras de produtos sem glúten, naturais, sem lactose, veganos, sem açúcar, orgânicos, entre outros do mercado saudável. A expectativa para a sua edição em Amsterdã no ano que vem é de 400 expositores.

Gustavo Negrini no lançamento do Free From South America

Novas relações entre Mercosul e Europa

O objetivo da parceria é atrair mais varejistas dos países que fazem parte do Mercosul e estabelecer um canal direto com a indústria brasileira que queira levar seus produtos para Europa. “A Free From South America conversará com os varejistas do Mercosul, interessados no mercado Free From, mas também abrirá uma porta para empresas brasileiras interessadas no mercado europeu”, conta Gustavo Negrini, diretor da E4.

Esses voos mais altos vão ao encontro dos destaques das últimas notícias internacionais sobre o acordo de livre-comércio entre o Mercosul e a União Europeia.

Além disso, é uma evolução que acompanha as tendências europeias de consumo. De acordo com dados divulgados pela Free From Functional Health Ingredients, houve um aumento de 11,5% nas vendas de alimentos free from (caracterizados pela ausência de algum ingrediente como glúten, açúcar, lactose) na Europa, no ano passado, e crescimento de 133% desse mercado no Reino Unido desde 2013.

O Brasil apresenta uma indústria free from em ascensão e pode ser um precursor desse mercado para a América do Sul. “A indústria da Europa tem produtos excelentes e saborosos no mercado Gluten Free e pode ser um interessante intercâmbio”, diz, Ronald Holman, diretor da Free From Europe.

De acordo com a agência Euromonitor, é o sexto país no ranking mundial em consumo de produtos saudáveis, mercado que movimenta US$35 bilhões por ano. Além disso, um estudo do IBOPE inteligência divulgado pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), revelou que 14% dos brasileiros se declaram vegetarianos, o equivalente a cerca de 30 milhões de pessoas.

É possível observar números expressivos no território brasileiro. Segundo dados da Euromonitor, o aumento de produtos sem glúten até 2023 será de 109%. E, também, uma pesquisa realizada pela Novozymes e a MindMiners, em 2018, revelou que 61% das pessoas entrevistadas preferem alimentos zero lactose.

A novidade faz parte de uma fase de expansão internacional da E4, que acaba de inaugurar uma unidade em Lisboa, Portugal. A expectativa é que em 2020, o Free From Functional Food South America contribua, ainda mais, para os avanços da nutrição e da informação científica de qualidade. “Teremos a oportunidade de mostrar ao varejo um evento maior, com mais conteúdo, com visão global, atuação regional e efetiva”, conclui Negrini.

Confira alguns presentes:

Nemecio Rogério, da Vitafor e Virgínia Dias, da Chocolife

Atilio Garrafoni da Sanavita e Lucas Augusto da SuaviPan

Dr.Valentim Magalhães, Romy  Tokarski e Geraldo Gaya, da Naiak e Fernanda SeifferGustavo Negrini, Andressa Paixão e Marina Muzilli do time da E4 agência.

 Ronaldo Cscizer e Patricia Zanchetta  da Performance Nutrition

Vinícius Maschio e Cleonildo Neto da Rakkau

 Dra Aline Schneider, Georgia Tiburi, Dra. Vanessa Suzuki, e Francieli Batista

Eduardo Legrazie e Junior Legrazie, da CocoPure e o diretor da E4, Gustavo Negrini

Paula Fontes, da Flormel, Fernanda Seiffer, da E4 e André Paiva da Vitafor

Equipe da Vitafor Nutrientes

Fernanda de Luca, presidente da Associação de Medicos Vegetarianos e Wilson Celeiróz

Rafael Fernan, da AMMA Chocolates, e Sérgio Moscoso do Carioca Zen

Ronald Holman, diretor da Free From Functional Food Expo Europe

Felipe Samy da Gofind, Ronald Holman, diretor da Free From Functional Food Expo Europe e Gustavo Negrini, diretor do Gluten Free Brasil

Confira a entrevista do diretor da Free From, Ronald Holman  

Deixe um comentário

Local do Evento

Centro de Convenções - Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569
www.convencoesfreicaneca.com.br/

Telefones

Atendimento ao Inscrito:
(11) 3473-1693 – Ramal 24

Atendimento ao Expositor:
(11) 3586-1764

Assessoria de Imprensa:
(11) 3586-9197 – Ramal 32

Mídias Sociais