André Nutrichef leva opções Low Carb para os amantes de carboidratos no Gastronomia Funcional - 10º Gluten Free Brasil

André Nutrichef leva opções Low Carb para os amantes de carboidratos no Gastronomia Funcional

André Nutrichef leva opções Low Carb para os amantes de carboidratos no Gastronomia Funcional

André Nutrichef leva opções Low Carb para os amantes de carboidratos no Gastronomia Funcional

Uma das palestras mais aguardadas do 4º Congresso Brasileiro de Gastronomia Funcional foi a do nutricionista e personal chef André Luiz da Silva, mais conhecido como André NutriChef. Isso porque ele apresentou o tema: “Low carb & carbo lovers: Como seu menu pode ser?”

O estilo de alimentação com poucas ou nenhuma fonte de carboidrato já ganhou milhares de seguidores no Brasil e no mundo. Porém, muita gente que segue este tipo de dieta, sente falta dos carboidratos e do conforto que eles proporcionam. Em sua apresentação André Nutrichef mostrou que é possível priorizar a saúde, com alternativas mais funcionais, que também sejam afetuosas.

Confira na íntegra a entrevista que o chef concedeu durante o evento sobre a sua palestra.

Saiba mais sobre o tema:

Low carb & Carbo lovers: como adequar o cardápio?

 Na dieta ocidental atual, os carboidratos são os macronutrientes em maiores proporções se comparados com as proteínas e gorduras. Apesar disso, a dieta low carb vem ganhando espaço na rotina das pessoas que buscam emagrecimento. Caracterizadas pela ingestão inferior de 200 gramas de carboidrato por dia, essa dieta necessita de uma adequação nutricional efetiva, da mesma forma que dietas com alto consumo de carboidratos, para evitar a monotonia alimentar e as possíveis deficiências nutricionais.

Modular os aspectos qualitativos na alimentação é o ponto-chave para o equilíbrio da dieta, seja ela low carb ou com quantidades normais desse macronutriente. Entre os alimentos permitidos em cada uma delas, é possível adaptar o cardápio com combinações que se complementam e que sejam nutritivas.

Low carb

O menu low carb é composto por alimentos-fonte de proteínas e gorduras. Os mais utilizados são ovos, carnes em geral, legumes com baixo teor de glicídios (brócolis, berinjela, couve-flor, aspargo, tomate, etc.), verduras em geral, óleo de coco e azeite de oliva, oleaginosas e frutas, como as frutas vermelhas, cítricas e frutas secas (damasco, uva-passa e figo), além de especiarias naturais para temperos. Por meio desses elementos, podemos variar as preparações culinárias e inserir inovações com receitas tradicionais. Veja a seguir, por exemplo, um macarrão feito com pupunha que tem baixo teor de carboidrato.

Macarrão de pupunha

Ingredientes

2 xícaras (chá) de palmito pupunha em fios

1 e ½ xícara (chá) de água

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

1 cebola picada

Molho pesto

1 xícara (chá) de folhas de manjericão

½ xícara (chá) de nozes

½ xícara (chá) de castanha-do-pará

2 dentes de alho

½ xícara (chá) de azeite

Sal e pimenta-do-reino a gosto

 Modo de preparo: cozinhe o macarrão pupunha. Quando cozido, refogue na panela com a cebola e o azeite. Para o molho pesto, bata todos os ingredientes no liquidificador até formar uma mistura homogênea. Sirva com o macarrão.

 

Carb lovers

 Os alimentos que contêm carboidratos, normalmente, são apreciados por grande parte das pessoas. Para aquelas que não restringem esse nutriente da dieta, há versões de receitas de melhor qualidade em termos de ingredientes com carboidratos. Acompanhe a receita abaixo:

 Panqueca Moduladora Intestinal

 Ingredientes

1 banana madura

½ xícara (chá) de farinha de arroz integral

1 copo (100ml) de bebida vegetal de castanha

1 colher (sopa) de adoçante natural xilitol

2 colheres (sopa) de castanhas-do-pará picadas

Canela em pó a gosto

Modo de preparo: misture todos os ingredientes em um liquidificador, exceto a banana. Amasse-a e misture delicadamente com a massa. Leve a uma frigideira antiaderente e deixe dourar dos dois lados.

Deixe um comentário

Local do Evento

Centro de Convenções - Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569
www.convencoesfreicaneca.com.br/

Telefones

Atendimento ao Inscrito:
(11) 3473-1693 – Ramal 24

Atendimento ao Expositor:
(11) 3586-1764

Assessoria de Imprensa:
(11) 3586-9197 – Ramal 32

Mídias Sociais