Lifestyle Nutrition: orientação nutricional individualizada e assertiva - 10º Gluten Free Brasil

Lifestyle Nutrition: orientação nutricional individualizada e assertiva

Lifestyle Nutrition: orientação nutricional individualizada e assertiva

Lifestyle Nutrition: orientação nutricional individualizada e assertiva

A saúde e a doença são resultados de três grupos de fatores de risco normalmente explorados na ciência e na prática clínica: ambiente, genética e comportamento. Abordagens integradas que avaliem o funcionamento do organismo de um paciente como um todo são as ferramentas mais assertivas de tratamento nutricional.

Um conceito que vem sendo aplicado em atendimento de nutricionistas é o Lifestyle Nutrition. Quando se fala em estilo de vida, diferentes aspectos devem ser levados em consideração. Mudar hábitos na rotina não é uma tarefa fácil e simples, por isso, requer comprometimento e disciplina tanto por parte do profissional, que impõe estratégias com este conceito, como pelo paciente, que está disposto a seguir e obter os resultados de forma saudável.

O estilo de vida pode ser definido como a maneira de os indivíduos e as sociedades viverem e o comportamento que apresentam em relação ao meio físico, psicológico, social e econômico na sua rotina diária. É normalmente expresso pelos perfis de trabalho e lazer, incluindo interesses, opiniões e atitudes. Já em relação ao perfil psicológico, o estilo de vida deriva de autoimagem e motivações associadas às necessidades e aos desejos.

Os fatores de estilo de vida saudável envolvem a manutenção do peso corporal, a prática de exercícios físicos regularmente, o convívio constante com a família e amigos, as formas de lazer e diversão e o equilíbrio com a mente, por meio de meditação e prática de mindfullness. Essa última está cada vez mais em evidência na modulação entre corpo e mente.

O Lifestyle Nutrition é uma conduta efetiva para adequar qualquer estilo de vida às necessidades e características pessoais de cada paciente. Apesar da precisão de mais trabalhos científicos com essa abordagem, já se sabe que a intervenção no estilo de vida é potente e benéfica para reduzir níveis reais de biomarcadores de doenças e promover bem-estar.

 

REFERÊNCIAS 

TASSINI, C. C. et al. Assessment of the Lifestyle of University Students in the Healthcare Area Using the Fantastic Questionnaire. Int. J. Cardiovasc. Sci., Rio de Janeiro, v. 30, n. 2, p. 117-122, Apr.  2017.

TEIXEIRA, R. de C. M. de A. et al. Estado nutricional e estilo de vida em vegetarianos e onívoros – Grande Vitória – ES. Rev. Bras. Epidemiol., São Paulo, v. 9, n. 1, p. 131-143,  Mar. 2006.

TROVATO, G. Behavior, nutrition and lifestyle in a comprehensive health and disease paradigm: skills and knowledge for a predictive, preventive and personalized medicine. EPMA Journal, v. 3, n. 8, p. 1-12, 2012.

Deixe um comentário

Local do Evento

Centro de Convenções - Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569
www.convencoesfreicaneca.com.br/

Telefones

Atendimento ao Inscrito:
(11) 3473-1693 – Ramal 24

Atendimento ao Expositor:
(11) 3586-1764

Assessoria de Imprensa:
(11) 3586-9197 – Ramal 32

Mídias Sociais