Mindful Eating é Tema de Palestra no #GF2019 - 10º Gluten Free Brasil

Mindful Eating é Tema de Palestra no #GF2019

Mindful Eating é Tema de Palestra no #GF2019

Mindful Eating é Tema de Palestra no #GF2019

Dra. Danielle Fontes é nutricionista clínica e pesquisadora científica e foi uma das palestrantes da décima edição do Gluten Free Brasil.

Em sua palestra na Sala Nutri Talks, realizada no sábado, dia 13 de julho, a Dra. Danielle falou sobre o tema: “Mindful eating na prática clínica: do prazer ao controle da compulsão”.

Confira a entrevista que a palestrante concedeu durante o evento, sobre a palestra.

 

Saiba mais sobre o tema:

 

Mindful eating na prática clínica: consciência e equilíbrio alimentar!

 

O mindfulness é uma prática que tem atraído o interesse da nutrição e da medicina comportamental devido às diferentes propriedades benéficas comprovadas, incluindo regulação do peso e controle de alterações metabólicas. Em 2012, 34% de adultos norte-americanos utilizaram a meditação como alternativa complementar, de acordo com dados publicados por Miller (2017).

O conceito “mindfulness” é definido como “ter atenção de um modo particular, no momento presente e sem julgamento”. Pesquisas da área sugerem que intervenções associadas a essa prática são interessantes para auxiliar na modulação de uma alimentação desregulada, podendo atenuar o estresse alimentar e melhorar o bem-estar emocional.

Alimentar-se de forma atenta é algo cada vez mais distante na sociedade moderna. Em meio a uma rotina conturbada, as pessoas estão escolhendo opções rápidas e alimentando-se sem prestar a devida atenção na mastigação e na sensação dos sabores. Alguns trabalhos na literatura científica trazem resultados importantes em relação ao manejo de condições crônicas como depressão e problemas de ansiedade e sono com a prática de mindful eating.

O mindful eating é uma técnica que envolve a melhora do relacionamento com a comida e vem sendo adotada no atendimento do nutricionista que segue a linha da Nutrição Comportamental. Consiste em trazer estratégias que aumentem a atenção no momento da refeição para que o paciente perceba o sabor, o cheiro e a textura dos alimentos, bem como tenha consciência da correta mastigação e deglutição, aproveitando cada sensação que o alimento possa oferecer.

A ciência compila que adotar a atenção plena na rotina do paciente pode contribuir para a manutenção do peso corporal por conta de mecanismos associados à flexibilidade comportamental. Um exemplo disso é que a redução do estresse é um aspecto importante dos programas que envolvem o mindfullness, agindo em mudanças expressivas nas pessoas que apresentam compulsão alimentar relacionada às situações estressantes. Sendo assim, a adoção dessa intervenção no atendimento clínico é considerada uma conduta promissora para aproximar o paciente do alimento de forma positiva e saudável.

 

Deixe um comentário

Local do Evento

Centro de Convenções - Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569
www.convencoesfreicaneca.com.br/

Telefones

Atendimento ao Inscrito:
(11) 3473-1693 – Ramal 24

Atendimento ao Expositor:
(11) 3586-1764

Assessoria de Imprensa:
(11) 3586-9197 – Ramal 32

Mídias Sociais