Proteínas Plant Based: Como Aplicá-las em Receitas Funcionais? - 10º Gluten Free Brasil

Proteínas Plant Based: Como Aplicá-las em Receitas Funcionais?

Proteínas Plant Based: Como Aplicá-las em Receitas Funcionais?

Proteínas Plant Based: Como Aplicá-las em Receitas Funcionais?

A cada dia, pessoas buscam mudanças nos seus hábitos de vida e este fator inclui diretamente a alimentação. Plant based é o termo empregado a uma dieta baseada em alimentos de origem vegetal, preservando a sustentabilidade do ambiente e a saúde como um todo. Os estudos na ciência comprovam constantemente a eficácia de se reduzir o consumo de alimentos de origem animal e reforçar o de vegetais.

Nesse sentido, a adequação de nutrientes torna-se o fator essencial dentro do planejamento alimentar, especialmente em relação às proteínas. Nas dietas plant based, o aporte proteico fica por conta dos cereais, leguminosas e sementes oleaginosas. Dentro da culinária funcional, é possível incrementar e substituir receitas tradicionais a base de carnes e derivados do leite, por opções vegetais, incluindo bebidas (“leites vegetais”), grãos integrais in natura ou em forma de farelos ou farinhas. Dos alimentos mais utilizados, pode-se destacar o arroz de todos os tipos, feijões em geral, ervilha, grão de bico e quinoa. Ainda, o mercado está se inovando na oferta de produtos isolados com outras proteínas vegetais, como a proteína de girassol, de abóbora e de amêndoas.

Para associar esse conceito na prática, algumas preparações adaptadas podem ser incluídas na dieta:

 

Hambúrguer de abóbora com beterraba

Ingredientes:

1 xícara (chá) de abóbora cozida

1 xícara (chá) de beterraba ralada

3 colheres (sopa) de farinha de arroz integral

1 cebola picada

Salsinha fresca picada

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

Alecrim picado

Sal a gosto

Modo de preparo: em um recipiente, misture todos os ingredientes até formar uma massa. Modele os hambúrgueres e coloque em uma assadeira com papel manteiga. Asse em forno a 180ºC até que fiquem crocantes. Sirva com salada ou com pão sem glúten de castanhas!

 

 

Quibe de quinoa com linhaça

Ingredientes:

½ xícara (chá) de quinoa

½ cebola roxa picada

2 colheres (sopa) de semente de linhaça

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

Folhas de hortelã picadas

Pimenta do reino em pó

Sal a gosto

Salsinha picada

Modo de preparo: cozinhe os grãos de quinoa. Misture com os ingredientes até formar uma massa, incluindo o azeite. Coloque em uma assadeira untada com azeite de oliva. Leve para o forno por 25 minutos. Corte e sirva!

 

 

Iogurte de leite de coco

 

Ingredientes:

1 litro de leite de coco

2 colheres (sopa) de açúcar de coco

1 sachê de probióticos

1 colher (sopa) de ágar-ágar

Modo de preparo: dissolva o ágar-ágar em uma xícara de leite de coco e cozinhe por 5 minutos. Coloque o restante do leite e aqueça até que fique morno, não fervido. Deixe esfriar um pouco e coloque o sachê de probióticos. Adicione em um vidro e tampe, deixando 6 horas na geladeira. Consumir com morangos, framboesas e outras frutas da preferência.

 

 

REFERÊNCIAS

SUSSEL, Fábio Rosa et al. Replacement of animal protein with vegetable protein in the diets of Astyanax altiparanae. Acta Sci., Anim. Sci., v. 36, n. 4, p. 343-348, Dec. 2014.

Deixe um comentário

Local do Evento

Centro de Convenções - Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569
www.convencoesfreicaneca.com.br/

Telefones

Atendimento ao Inscrito:
(11) 3473-1693 – Ramal 24

Atendimento ao Expositor:
(11) 3586-1764

Assessoria de Imprensa:
(11) 3586-9197 – Ramal 32

Mídias Sociais