Renato Caleffi marca presença no 4º Congresso Brasileiro de Gastronomia Funcional - 10º Gluten Free Brasil

Renato Caleffi marca presença no 4º Congresso Brasileiro de Gastronomia Funcional

Renato Caleffi marca presença no 4º Congresso Brasileiro de Gastronomia Funcional

Renato Caleffi marca presença no 4º Congresso Brasileiro de Gastronomia Funcional

O chef Renato Caleffi, sócio proprietário do restaurante Le Manjue, reconhecido por sua experiência com gastronomia funcional e orgânica, foi um dos palestrantes mais aguardados do 4º Congresso Brasileiro de Gastronomia Funcional, realizado durante a décima edição do Gluten Free Brasil.

Com o tema: “Temperos naturais: Como Potencializar sabor e nutriente”. A ideia da apresentação é diminuir o consumo de produtos ultraprocessados, como caldos e temperos prontos, que possuem inúmeros aditivos químicos nocivos à saúde.

Confira na íntegra a entrevista que o chef concedeu durante o evento sobre a sua palestra.

Saiba mais sobre o tema:

Título: Temperos naturais: benefícios que vão além do sabor!

 Com mudanças na forma de se alimentar, cada vez mais pessoas têm optado por consumir refeições prontas, rápidas e práticas. Não, todavia, necessariamente nutritivas, tais alimentos além dos sabores distorcidos, podem contribuir para o surgimento de diversas doenças crônicas.

Como consequência do fenômeno da alimentação express, muitos alimentos deixarem de ser consumidos, incluindo os temperos naturais, que apresentam uma diversidade de cores, sabores, aromas e nutrientes capazes de enriquecer qualquer refeição. Nesse contexto, o uso de temperos industrializados, normalmente, repletos de conservantes e corantes, em detrimento aos temperos naturais, suprime o sabor natural do alimento e altera gradativamente nosso paladar.

Além das propriedades organolépticas, a literatura aponta para diversas propriedades medicinais que os temperos naturais reúnem em si. Em trabalho de Grinke (2018), a autora destaca alguns benefícios à saúde, bem como na gastronomia de algumas plantas e raízes.

  • O alecrim, por exemplo, amplamente conhecido por suas propriedades aromáticas, pode ser aproveitado, de maneira integral, realçando o sabor dos alimentos e conferindo ao organismo uma série de compostos antioxidantes como ácido carnósico, carnosol e ácido rosmarínico.
  • A salsa, por sua vez, é considerada uma das ervas mais versáteis na gastronomia, sendo essencial para muitas combinações de temperos. Apesar de as folhas serem mais utilizadas, os talos ajudam a dar sabor a caldos e guisados. Disponível durante o ano todo, é um tempero com alto teor de cálcio em sua composição.
  • Normalmente associado à sensação de purificação e limpeza, o hissopo possui forte odor de cânfora e pode ser usado em saladas, sopas, guisados ou chás. Além da presença de taninos, o hissopo possui componentes como ácido cafeico, glicosídeos e diversos óleos essenciais.
  •  A cebolinha se encaixa no grupo das plantas alimentícias não convencionais (PANCs) e é conhecida por outros nomes como nirá, cebolinha-achatada, alho de folha e alho oriental. Tipicamente presente na cultura oriental, é extremamente versátil e confere às preparações sabor semelhante ao do alho.

Deixe um comentário

Local do Evento

Centro de Convenções - Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569
www.convencoesfreicaneca.com.br/

Telefones

Atendimento ao Inscrito:
(11) 3473-1693 – Ramal 24

Atendimento ao Expositor:
(11) 3586-1764

Assessoria de Imprensa:
(11) 3586-9197 – Ramal 32

Mídias Sociais