Virgínia Candida aborda sobre queijos veganos como tendência no 4º Congresso Brasileiro de Gastronomia Funcional - 10º Gluten Free Brasil

Virgínia Candida aborda sobre queijos veganos como tendência no 4º Congresso Brasileiro de Gastronomia Funcional

Virgínia Candida aborda sobre queijos veganos como tendência no 4º Congresso Brasileiro de Gastronomia Funcional

Virgínia Candida aborda sobre queijos veganos como tendência no 4º Congresso Brasileiro de Gastronomia Funcional

Em um conceito único de integração, o #GF2019 apresentou uma programação multidisciplinar e diversificada para abordar a relação da nutrição com o gluten em diversos aspectos. Um desses conceitos foi trazer ao espaço do #GF2019, o 4º Congresso Brasileiro de Gastronomia Funcional, reunindo chefs e nutricionistas especializados durante dois dias de imersão e atualização.

Nessa sala, os congressistas tiveram contato com a união entre o sabor e a biodisponibilidade de nutrientes, indo além de um olhar sustentável para a gastronomia. Uma das palestrantes foi Virgínia Candida, fundadora da Viveg, especializada na produção de queijos e fermentados veganos.

Com a palestra “Queijos de castanha, um novo universo”, Virgínia Candida falou sobre como a alternativa vegana de queijos se torna tanto uma maneira de suprir uma demanda crescente por produtos livres de lactose e sem insumos de origem animal, quanto uma forma saborosa e nutritiva de se alimentar. Na entrevista concedida durante o #GF2019, Virgínia Candida comenta um pouco sobre esse tema. Assista!

Saiba mais sobre os queijos de castanha como inovação na nutrição:

Queijos de castanha: inovação no sabor e no cardápio do seu paciente!

 O aumento na demanda por produtos livres de lactose vem impulsionando o desenvolvimento de produtos plant-based cada vez mais adaptados ao cotidiano das pessoas. Um exemplo disso, são os queijos veganos, que têm conquistado adeptos por conta de sua textura e sabor marcante.

De acordo com estatísticas mundiais da Sociedade Vegana do Reino Unido, a venda de produtos de origem vegetal nos Estados Unidos cresceu 8,1% em um ano, até agosto de 2017; nesse seguimento, a categoria que mais teve aumento foi a dos queijos veganos, com um crescimento de 18%. Eles podem ser preparados a partir de uma série de alimentos plant-based, como soja, castanha, amêndoa, pinhão, sementes de abóbora e girassol, coco, aquafaba e, até mesmo, de vegetais com raízes, como cenoura, beterraba e batata. Além de diferentes composições, os queijos veganos estão disponíveis em diversas texturas, como ralado, cremoso, fatiado, entre outros, e são fabricados utilizando métodos como envelhecimento e fermentação, comuns aos queijos de origem animal.

Mais especificamente, os queijos de castanha podem surpreender pela versatilidade no preparo e aplicação de receitas. Com textura mais cremosa, as castanhas são bases firmes e acompanham outros ingredientes cujo objetivo é dar sabor, como as leveduras nutricionais, os temperos e ervas frescas, além de outras oleaginosas assadas, por exemplo.

Deixe um comentário

Local do Evento

Centro de Convenções - Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569
www.convencoesfreicaneca.com.br/

Telefones

Atendimento ao Inscrito:
(11) 3473-1693 – Ramal 24

Atendimento ao Expositor:
(11) 3586-1764

Assessoria de Imprensa:
(11) 3586-9197 – Ramal 32

Mídias Sociais