10ª Edição do Gluten Free Brasil Reúne 3.000 Pessoas em São Paulo - 11º Gluten Free Brasil

10ª Edição do Gluten Free Brasil Reúne 3.000 Pessoas em São Paulo

10ª Edição do Gluten Free Brasil Reúne 3.000 Pessoas em São Paulo

10ª Edição do Gluten Free Brasil Reúne 3.000 Pessoas em São Paulo

Congresso teve a presença de profissionais de renome mundial, como o médico italiano Alessio Fasano

 

A décima edição do Gluten Free Brasil recebeu 3.000 pessoas, entre nutricionistas e lojistas, de 25 estados, 215 cidades do Brasil e 6 países, como: Itália, Holanda, Portugal, Cuba, Paraguai e Uruguai. Além de uma programação científica atualizada e com profissionais de renome do Brasil e do exterior, o evento contou ainda com o 4º Congresso Brasileiro de Gastronomia Funcional, o 3º Trends & Nutrition, o II Encontro Anual dos Celíacos, a 7ª Expo Nutracêuticos & Funcionais e teve o cacau como Homenageado do Ano. Durante o Congresso também foi lançada a primeira edição da Free From South America. A maior feira de alimentos funcionais da Europa, que terá sua filial sul-americana dentro do Gluten Free Brasil 2020.

Programação Cientifica

A Sala Glúten Free foi dividida entre a Gut Talks e a Nutri Talks. Na sexta-feira, a Gut Talks tratou de assuntos como: microbioma, metaboloma, câncer, doenças cardiovasculares e evidências das interações da microbiota intestinal e da nutrição. No sábado, a Nutri Talks abordou assuntos, como: doenças autoimunes, nutrição diagnóstica, atualizações e descobertas a respeito da doença celíaca, mindful-eating, imunomodulação e temas polêmicos como uso do canabidiol. A médica Dra. Vânia Assaly e a nutricionista Dra. Karina Al Assal fizeram a coordenação científica do evento. Entre os palestrantes, nomes importantes do cenário nacional, com o Dr. Murilo Pereira, o Dr. Gabriel de Carvalho e o Dr. Bruno Zylbergeld. Além dos palestrantes internacionais, como o Dr. Alessio Fasano, italiano que mora nos Estados Unidos, e a Dra. Ana Pimenta, que veio de Portugal.

Tendências da culinária e do mercado funcional

Sob a coordenação da chef Renata Macena, o 4º Congresso Brasileiro de Gastronomia Funcional reuniu 13 renomados chefs e nutricionistas, referências em suas áreas de atuação, que apresentaram receitas conectadas com os princípios da sustentabilidade. Foram criados pratos que aliaram o sabor dos alimentos à biodisponibilidade de nutrientes. Entre os destaques desta edição, estão o chef Renato Caleffi, sócio proprietário do restaurante Le Manjue, reconhecido por seu conhecimento e experiência com gastronomia funcional e orgânica; o chef Edson leite, do projeto Gastronomia Periférica; a nutricionista Alessandra Luglio e a chef Natalia Luglio, que criaram o sushi vegano; a chef Tati Lund, com o ecossistema comestível e a culinarista Virgínia Cândida, que ensinou a fazer queijos de castanha.

Além das tendências da culinária saudável, o evento apresentou as novidades desse mercado para os próximos anos, na 3ª Edição Trends & Nutrition, que reuniu grandes profissionais de marketing com novas visões sobre o varejo e suas perspectivas. A programação contou com nomes como Gustavo Negrini, diretor do Gluten Free Brasil, André Nassar, CEO do Grupo MGB, que integra o supermercado Mambo, e Flávio Passos, presidente da Pura Vida. Para ampliar ainda mais a visão sobre este mercado, a 7ª Expo Nutracêuticos & Funcionais recebeu mais de 80 expositores, como Essential Nutrition, Nutrify, Vitafor, Max Titanium, Copra Coco, Desinchá, Sanavita e Pura Vida, entre outras, que apresentaram novos alimentos, superfoods, suplementos e nutracêuticos, com as principais características valorizadas pelos consumidores, produtos: orgânicos, funcionais, naturais, sem glúten, sem açúcar, sem lactose, veganos, probióticos e fitoterápicos.

Voltando à origem

O Gluten Free Brasil nasceu para falar sobre a doença celíaca. Atualmente o tema foi bastante ampliado, mas sem deixar de lado a DC. Este ano foi realizado o II Encontro Anual dos Celíacos, que reuniu profissionais da saúde, representantes de associações e de projetos sociais com essa temática, escritores e pessoas com a doença para falar sobre o conhecimento científico atual que se tem sobre ela, dividir experiências e histórias de vida com uma plateia de celíacos. Com a coordenação da chef celíaca Renata Macena, o evento teve a presença da médica gastroenterologista portuguesa Ana Pimenta, da escritora Eve Ferreti, criadora da personagem Célia Celíaca e do ilustrador Pedro Mota, que vieram de Portugal. Durante o evento eles fizeram o lançamento do livro Celinha Celíaca.

Homenagem especial

A cada ano, o congresso Gluten Free Brasil homenageia um alimento, visando destacar as suas propriedades nutritivas e a sua importância na alimentação. O homenageado desta décima edição foi o cacau, devido à sua alta densidade nutricional e sua relevância em culturas regionais. Durante o evento a E4 lançou o livro: “Uma Homenagem ao Cacau – Da Agrofloresta à Mesa”, que aprofundou a pesquisa e reuniu evidências científicas sobre o fruto. A construção da obra foi feita por uma equipe composta de nutricionistas, fotógrafo e jornalista. Em um longe temático, os participantes do evento ainda puderam ver uma exposição fotográfica sobre a cultura cacaueira e agroflorestal do sul da Bahia, assistir a um curta-metragem sobre a sua história e a algumas entrevistas gravadas durante a viagem, e degustar preparações exclusivas preparadas com o cacau.

Natural Break

 

Nos intervalos da programação científica, foi oferecido o Natural Break, assinado pela chef Renata Macena, com diversas preparações funcionais, sem glúten, com opções plant based, e com frutas da época, respeitando a sazonalidade.

A E4 aposta em ações sustentáveis para todos os seus projetos, como a utilização de estandes de madeira reutilizável, ecobags feitas de garrafas pet, copos biodegradáveis e a novidade desta edição foram as colheres de mandioca da marca OKA, que são biodegradáveis e comestíveis.

Novidade para 2020

Durante o Congresso foi lançada a primeira edição da Free From Functional Food South America. A maior feira de alimentos funcionais da Europa terá sua filial sul-americana dentro do Gluten Free Brasil 2020. O coquetel de lançamento contou com a presença do diretor da agência E4, Gustavo Negrini, e do diretor da feira, o holandês Ronald Holman. O anúncio da novidade foi realizado na Europa, na sexta edição da Free From Functional Food Expo, realizada em maio, em Barcelona, na Espanha.

Deixe um comentário

Local do Evento

Centro de Convenções - Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569
www.convencoesfreicaneca.com.br/

Telefones

Atendimento ao Inscrito:
(11) 3473-1693 – Ramal 24

Atendimento ao Expositor:
(11) 3586-1764

Assessoria de Imprensa:
(11) 3586-9197 – Ramal 32

Mídias Sociais