4º Congresso Brasileiro de Gastronomia Funcional teve a Presença da Chef Fran Tonello - 11º Gluten Free Brasil

4º Congresso Brasileiro de Gastronomia Funcional teve a Presença da Chef Fran Tonello

4º Congresso Brasileiro de Gastronomia Funcional teve a Presença da Chef Fran Tonello

4º Congresso Brasileiro de Gastronomia Funcional teve a Presença da Chef Fran Tonello

O 4º Congresso Brasileiro de Gastronomia Funcional mostrou, na prática, que é possível criar receitas gostosas, ecologicamente responsáveis, nutritivas, feita com ingredientes funcionais, práticas, baratas e variadas. Foram apresentados pelos chefs convidados, pratos doces e salgados, com opções para todos os momentos do dia, que podem ser reproduzidos em casa e agradar a todos os paladares.

Entre os palestrantes estava a chef Fran Tonello, que ministrou o tema: “Pratos rápidos alcalinos: como aplicar ao dia-a-dia”. E mostrou que mesmo quem tem uma rotina atribulada, com pouco tempo para cozinhar, pode manter uma alimentação caseira, preparada com ingredientes saudáveis, que serão determinantes para sua saúde e qualidade de vida.

Confira na íntegra a entrevista que a chef concedeu durante o evento sobre a sua palestra.

 

Saiba mais sobre o tema:

Título: Alimentação alcalina: como aplicar ao dia a dia

 Os processos metabólicos do organismo envolvem a produção de substâncias responsáveis pelo equilíbrio do pH, chamado de potencial hidrogênico iônico. Uma alimentação rica em ácidos pode prejudicar o balanceamento do pH, comprometendo a saúde e aumentando o risco para desenvolvimento de doenças.

Uma dieta alcalina consiste em equilibrar a presença de preparações ácidas e alcalinas com moderação. A escolha é feita pela capacidade do alimento em alcalinizar o sangue após a digestão, ou seja, alimentos ácidos como as frutas cítricas são permitidos.

A alimentação alcalina é composta por verduras, frutas em geral, legumes, cereais como quinoa e aveia, oleaginosas (castanhas, amêndoas), leguminosas (exceto a lentilha), sementes, tubérculos, cogumelos, chás, azeite de oliva, água de coco e algas marinhas. A água deve ter o pH alcalino. Já em relação à lista de alimentos evitados, destacam-se os açúcares, bebidas com cafeína, adoçantes, produtos ricos em amido, carnes em geral e laticínios.

Ao pensar na qualidade nutricional, a dieta alcalina pode ser vantajosa para estimular o consumo maior de fibras, antioxidantes e fitoquímicos que equilibram as funções do organismo, além do efeito tamponante ‒ que é o seu principal objetivo. Veja duas receitas para incluir nessa intervenção:

Salada Metabólica com PANCs

Ingredientes

1 xícara (chá) quinoa

½ xícara (chá) de grão-de-bico

1 berinjela picada

1 abobrinha picada

Cebola-roxa

Cogumelos paris cortados

Tomate-cereja

Beldroega (PANC)

Ora-pro-nóbis (PANC)

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

Sal a gosto

Cúrcuma para temperar

Modo de Preparo: cozinhe a quinoa e o grão-de-bico. Tempere-os com cebola picada, azeite e sal. Em um recipiente de vidro, monte a salada com camadas dos grãos temperados, a berinjela, a abobrinha, os cogumelos. Coloque azeite, sal e cúrcuma e finalize com os tomates e as PANCs.

Smoothie vegano

 Ingredientes

4 rodelas de abacaxi

5 colheres (sopa) de leite de coco

3 colheres (sopa) de coco em pedaços

1 banana

 Modo de preparo: deixe as fatias de abacaxi picadas no congelador por 3 horas. Bata todos os ingredientes em um liquidificador. Sirva logo em seguida.

 

Acesse o portal da Revista Nutri Online e tenha acesso a palestra ministrada pela Chef Fran Tonello

Pratos rápidos alcalinos: como aplicar ao dia-a-dia – Fran Tonello

 

Deixe um comentário

Local do Evento

Centro de Convenções - Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569
www.convencoesfreicaneca.com.br/

Telefones

Atendimento ao Inscrito:
(11) 3473-1693 – Ramal 24

Atendimento ao Expositor:
(11) 3586-1764

Assessoria de Imprensa:
(11) 3586-9197 – Ramal 32

Mídias Sociais