Cacau: Uma Bagagem Histórica - 11º Gluten Free Brasil

Cacau: Uma Bagagem Histórica com Alta Densidade Nutricional!

Cacau: Uma Bagagem Histórica com Alta Densidade Nutricional!

Cacau: Uma Bagagem Histórica com Alta Densidade Nutricional!

Mais do que um conjunto de pesquisas, sabemos que a história do cacau não é só relacionada ao fruto em si. Porém, que ele foi um importante símbolo para diversas civilizações. Especificamente no Brasil, o cacau se revela parte de um processo histórico carregado de discussões socioeconômicas, influente na economia de regiões do Brasil, e, presente, até mesmo na literatura, como nas obras de Jorge Amado.

Cacau e sua densidade de polifenois…

A composição nutricional do cacau e de seus derivados é bem estabelecida na literatura científica, especialmente quanto ao teor de compostos fenólicos – substâncias produzidas pelas plantas que possuem propriedades terapêuticas. Desde o século XVII, tanto o cacau quanto o chocolate são conhecidos por suas propriedades, sobretudo, para o metabolismo e a saúde cardiovascular.

Explorado pela ciência frequentemente, os benefícios dos compostos fenólicos incluem ação antioxidante capaz de reduzir o processo de oxidação do colesterol de baixa densidade – LDL. Estudos têm mostrado os benefícios dos polifenóis na prevenção de cânceres, na melhora da função vascular e endotelial, além da atividade anti-inflamatória graças à ação das procianidinas, mais especificamente.

 

A versatilidade do cacau permite a elaboração de diferentes produtos artesanais para o cotidiano dos pacientes. As sementes de cacau são envolvidas por uma polpa branca e de sabor ácido, aproveitada para preparação de doces e sucos. Das amêndoas é extraído o pó do cacau, produto base para confecção do chocolate e seus derivados. Além dos chocolates, o fruto pode fazer parte da composição de geleias, cervejas e até mesmo cápsulas, uma grande inovação do mercado atual! Sem contar as diferentes receitas funcionais em que o cacau se torna ingrediente principal de bolos, tortas, entre outras!

 

O Gluten Free Brasil terá o cacau como alimento homenageado de 2019!

Nutricionista, você se interessou por este conteúdo? Leia mais no livro Cacau – da agrofloresta à mesa, que será lançado no congresso!

 

Deixe um comentário

Local do Evento

Centro de Convenções - Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569
www.convencoesfreicaneca.com.br/

Telefones

Atendimento ao Inscrito:
(11) 3473-1693 – Ramal 30

Atendimento ao Expositor:
(11) 3586-1764 – Ramal 24

Assessoria de Imprensa:
(11) 3586-9197 – Ramal 32

Mídias Sociais