#GF10anos homenageia o Cacau - 11º Gluten Free Brasil

#GF10anos homenageia o Cacau com diversas novidades e experiências

#GF10anos homenageia o Cacau com diversas novidades e experiências

#GF10anos homenageia o Cacau com diversas novidades e experiências

O Gluten Free Brasil escolhe, a cada edição, um alimento homenageado do ano, com a proposta de divulgar as riquezas nutricionais, importância em outros segmentos como cultura e gastronomia.

Comemorando os 10 anos de #GF, o cacau é o escolhido para 2019. A sua multifuncionalidade, alta densidade nutricional, relação com a cultura, culinária, economia, sustentabilidade e história fazem do seu nome o significado aquilo que ele realmente parece: um fruto dos deuses!

 

Com o objetivo desse destaque ser ainda mais especial, o #GF2019 preparou novidades que serão encontradas no Lounge do Homenageado do Ano, um espaço dedicado ao cacau, com ações relacionadas. Confira!

Livro Cacau – da Agrofloresta à mesa. 

Para aprofundar a pesquisa e mostrar as evidências científicas desse fruto, a E4 foi até o sul da Bahia e colheu informações exclusivas. Um roteiro que incluiu as cidades de Ilhéus e Itacaré, três sistemas agroflorestais e fazendas focadas em produção  orgânica.  Por meio dos estudos e imersão no universo cacau, também descobriu-se a relação dele com a economia, história, nutrição, alimentação e sustentabilidade. O resultado dessa imersão pode ser conferido no livro Cacau- Da Agrofloresta à mesa, no lançamento durante o 10º Gluten Free Brasil.

Curta sobre o Cacau 

Será exibido um curta-metragem que conta de forma leve e divertida, por meio da técnica draw my life, a trajetória do cacau, passando pela agrofloresta, benefícios nutricionais e curiosidades. A realização do filme contou com uma equipe composta de jornalista, roteirista, diretor de arte, editor sonoro, locutor e ilustrador e será exibido ao longo do #GF2019.

 

 

Exposição de fotos  

Realizamos uma viagem ao sul da Bahia para mergulhar no mundo do cacau. Conhecemos, de perto as fazendas orgânicas, processo artesanal da produção desse fruto e os pequenos agricultores. Compartilharemos as fotos exclusivas tiradas nessa expedição, por Gustavo Negrini, o diretor da E4, em uma exposição fotográfica no #GF2019.

 

 

 Degustação de preparações especiais

Promovendo  experiência para os participantes do congresso, o espaço terá degustações de receitas feitas a partir do cacau. Elaboradas por chefs convidados, trazem combinações inusitadas que ressaltam a textura, sabor e versatilidade do fruto homenageado.

Palestra do Gastronomia Funcional: “Cacau:  do chocolate artesanal a tecnicas de temperagem”

O chef confeiteiro e chocolateiro, Abner Ivan, apresentará no 4° Congresso Brasileiro de Gastronomia Funcional, no #GF2019, técnicas de temperagem do chocolate, incluindo as suas etapas específicas que garantam o brilho, homogeneidade, textura e sabor esperados. Ele dividirá com os congressitas, o seu conhecimento em culinária com o chocolate artesanal e preparações nutritivas para os diferentes paladares.

As ações especiais podem ser vistas de perto no #GF2019, nos dias 12 e 13 de Julho, em São Paulo!

Deixe um comentário

Local do Evento

Centro de Convenções - Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569
www.convencoesfreicaneca.com.br/

Telefones

Atendimento ao Inscrito:
(11) 3473-1693 – Ramal 30

Atendimento ao Expositor:
(11) 3586-1764 – Ramal 24

Assessoria de Imprensa:
(11) 3586-9197 – Ramal 32

Mídias Sociais