Congresso de Gastronomia Funcional Reuniu Referências do Tema em São Paulo - 11º Gluten Free Brasil
Congresso de Gastronomia Funcional Reuniu Referências do Tema em São Paulo

Congresso de Gastronomia Funcional Reuniu Referências do Tema em São Paulo

O 4º Congresso Brasileiro de Gastronomia Funcional, realizado nos dias 12 e 13 de julho, durante a 10ª Edição do Gluten Free Brasil, reuniu 13 renomados chefs e nutricionistas, referências em suas áreas de atuação, que apresentaram receitas conectadas com os princípios da sustentabilidade. Foram criados pratos que aliaram o sabor dos alimentos à biodisponibilidade de nutrientes. O evento teve a coordenação da chef Renata Macena. Entre os destaques desta edição, estavam:

O chef Renato Caleffi, sócio proprietário do restaurante Le Manjue, reconhecido por sua experiência com gastronomia funcional e orgânica, que palestrou sobre: “Temperos naturais: Como Potencializar sabor e nutriente”. Como consequência do fenômeno da alimentação express, muitos alimentos deixarem de ser consumidos, incluindo os temperos naturais, que apresentam uma diversidade de cores, sabores, aromas e nutrientes capazes de enriquecer qualquer refeição. Nesse contexto, o uso de temperos industrializados, normalmente, repletos de conservantes e corantes, em detrimento aos temperos naturais, suprime o sabor natural do alimento e altera gradativamente nosso paladar.

O chef Edson leite, do projeto Gastronomia Periférica, que falou sobre o aproveitamento integral dos alimentos. Em torno de 68 mil toneladas de alimentos são desperdiçadas diariamente no Brasil. Nas últimas décadas, a população brasileira passou por transformações sociais que trouxeram como resultado mudanças no seu padrão de saúde e consumo alimentar. Uma alternativa que contribui para a redução do desperdício é a utilização completa dos alimentos, capaz de promover um melhor consumo nutricional e a relação ecológica entre o homem e o meio ambiente. Assim, aproveitar integralmente as partes que não são utilizadas é uma estratégia eficiente e que promove resultados importantes.

A nutricionista Alessandra Luglio e a chef Natalia Luglio, que apresentaram o tema:“Sushi Vegano: Opções práticas e surpreendentes”. Alessandra é referência em alimentação plantbasede falou sobre a pesca e o consumo de determinadas espécies de peixes, que geram desequilíbrio ambiental.A chef Natália apresentou diversas opções de sushis feitas com ingredientes vegetais como algas, quiabo e abóbora, entre tantos outros.

A referência em culinária vegana, Alana Rox, que apresentou o tema: “Do bechamel ao cappuccino: Aplicações leite de castanha, aveia, coco e arroz”. Inicialmente, as bebidas à base de vegetais, também conhecidas por “leites vegetais”, surgiram com a finalidade de substituir o leite de vaca na alimentação de indivíduos alérgicos à proteína do alimento ou por intolerantes à lactose, além de uma alternativa aos adeptos da dieta vegetariana ou vegana. No entanto, com a demanda do consumidor por mais produtos de origem vegetal, a indústria de alimentos procurou aperfeiçoar o desenvolvimento e expandir a oferta de produtos plantbased, com destaque para as bebidas vegetais. Somado a isso, os alimentos de origem vegetal ganharam o status de nutracêuticos e funcionais devido à presença de componentes como fibras, compostos bioativos, vitaminas, minerais e componentes antioxidantes.

E a chef Lidiane Barbosa, que apresentou o tema: “Hambúrguer: Sai proteína de origem animal, entram proteínas plantbased”. Este termo é empregado a uma dieta baseada em alimentos de origem vegetal, preservando a sustentabilidade do ambiente e a saúde como um todo. Os estudos na ciência comprovam constantemente a eficácia de se reduzir o consumo de alimentos de origem animal e reforçar o de vegetais. Nesse sentido, a adequação de nutrientes torna-se o fator essencial dentro do planejamento alimentar, especialmente em relação às proteínas. Nestas dietas o aporte proteico fica por conta dos cereais, das leguminosas e das sementes oleaginosas.

 

Confira na íntegra o vídeo do Congresso

Deixe um comentário

Local do Evento

Centro de Convenções - Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569
www.convencoesfreicaneca.com.br/

Telefones

Atendimento ao Inscrito:
(11) 3473-1693

Atendimento ao Expositor:
(11) 3586-1764 – Ramal 53

Assessoria de Imprensa:
(11) 3586-9197 – Ramal 32

Mídias Sociais