Modulação Cardiovascular Induzida pelos Polifenóis do Cacau! - 11º Gluten Free Brasil
Modulação Cardiovascular Induzida pelos Polifenóis do Cacau!

Modulação Cardiovascular Induzida pelos Polifenóis do Cacau!

As doenças cardiovasculares (DCVs) são consideradas a causa de alto número de mortalidade e morbidade em todo o mundo. Estima-se que, até 2030, aproximadamente 23,3 milhões de pessoas apresentarão um quadro ou desfecho clínico relacionado à DCV. A mudança de estilo de vida e adoção de uma dieta adequada são consideradas as principais ferramentas para a prevenção de doenças isquêmicas do coração, aterosclerose e trombose arterial. Em relação à dieta, pode-se destacar que a alta ingestão de fitoquímicos presentes em alimentos vegetais é eficiente para a saúde cardiovascular e, por conta disso, os estudos mostram efeitos benéficos do consumo regular de determinados alimentos, tais como o cacau.

O cacau é um dos alimentos mais ricos em polifenóis e tem recebido atenção devido às suas propriedades antioxidantes, cardioprotetoras, neuroprotetoras e quimiopreventivas. Dos principais ativos em sua composição, destacam-se as catequinas (29% a 38% do total de polifenóis), antocianinas (4% do total de polifenóis) e proantocianidinas (58%-65% do total de polifenóis).  Além das propriedades antioxidantes, os fitoquímicos presentes na amêndoa do cacau exercem atividade redutora da pressão arterial, ações antiplaquetárias, anti-inflamatórias, metabólicas e antiateroscleróticas, melhorando potencialmente a função endotelial.

Estudos epidemiológicos, pesquisas de intervenção humana em curto prazo e estudos de pequenas coortes evidenciaram que a ingestão de produtos contendo alto teor de cacau e, consequentemente, de polifenóis está correlacionada com benefícios cardiovasculares. Estes benefícios são atribuídos aos flavonóis e proantocianidinas presentes no fruto, que são moléculas pleiotrópicas com capacidade de influenciar em diferentes marcadores e parâmetros clínicos de saúde cardiometabólica. Assim, são capazes de reduzir o estresse oxidativo e melhorar a capacidade antioxidante plasmática, otimizar a função vasomotora dependente do endotélio e a dilatação arterial, favorecer a atividade e o metabolismo do óxido nítrico (NO), contribuindo, portanto, com a modulação dos níveis de pressão arterial, função plaquetária, perfil lipídico e inflamação vascular.

Ativamente envolvido na patogênese das doenças cardiovasculares, o estresse oxidativo é uma condição que deve ser ajustada por meio de estratégias efetivas. O aumento da produção de espécies reativas de oxigênio (ROS), sobretudo, do radical ânion superóxido, afeta o metabolismo do óxido nítrico e facilita a disfunção endotelial. O excesso de radicais leva a uma maior peroxidação lipídica que, por sua vez, favorece o início e a progressão da aterosclerose. Um estudo avaliou a eficácia antioxidante de 1.113 alimentos diferentes, comprovando que, dos 50 produtos que exibiram a atividade mais alta, cinco deles eram à base de cacau. O cacau em pó apresentou uma ação antioxidante mais alta do que o chá-verde, em que a atuação dos seus polifenóis foi eficaz como catalisadores de radicais (DPPH, ABTS, ânion superóxido, peroxinitrito, hipoclorito), e inibidores da peroxidação lipídica e de íons metálicos pró-oxidantes.

O Gluten Free Brasil terá o cacau como alimento homenageado de 2019. Atualize-se com os mais renomados profissionais da área. Inscreva-se!

 

REFERÊNCIAS

GOYA, L. et al. Efeito do cacau e seus flavonóides sobre os biomarcadores da inflamação: Estudos de cultura celular, animais e humanos. Nutrientes, 2016.

KEEN, C.L. et al. Cacau flavanols e saúde cardiovascular. Phytochem. Rev., v. 1, p. 231-240, 2002.

APROTOSOAIE, A. et al. The Cardiovascular Effects of Cocoa Polyphenols—An Overview. Diseases, v. 4, n. 39, p. 1-25, 2016.

FERR, C. et al. Cocoa, blood pressure, and cardiovascular health. J Agric, Food Chem., v. 63, n. 45, p. 9901-9, nov. 2015.

LUDOVICI, V. et al. Cocoa, Blood Pressure, and Vascular Function. Front Nutr., v. 4, n. 36, p. 1-12, 2017.

Deixe um comentário

Local do Evento

Centro de Convenções - Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569
www.convencoesfreicaneca.com.br/

Telefones

Atendimento ao Inscrito:
(11) 3473-1693

Atendimento ao Expositor:
(11) 3586-1764 – Ramal 53

Assessoria de Imprensa:
(11) 3586-9197 – Ramal 32

Mídias Sociais