Consumidor brasileiro começa a se preocupar com os aditivos químicos dos produtos alimentícios - 11º Gluten Free Brasil

Consumidor brasileiro começa a se preocupar com os aditivos químicos dos produtos alimentícios

Consumidor brasileiro começa a se preocupar com os aditivos químicos dos produtos alimentícios

Hoje no país, há 350 tipos de aditivos químicos permitidos pela Agência de Vigilância Sanitária, a Anvisa. Essa permissão não impede que tais substâncias nos tragam problemas. Os aditivos são usados com diversas finalidades, entre elas: realçar o sabor dos alimentos, prolongar a sua validade, evitar a sua oxidação, esconder algum gosto inapropriado, realçar a sua cor ou até criar uma cor nova. Em uma única refeição podemos consumir de 12 a 60 tipos. Mais conhecidos por siglas ou por números, muitos deles já foram alvos de diversas pesquisas, nacionais e internacionais, e os resultados não foram nada positivos, por isso vários países já tiraram determinados aditivos de circulação.

 O glutamato monossódico, por exemplo, é um dos realçadores de sabor mais utilizados pela indústria alimentícia brasileira, está presente na maioria dos produtos ultraprocessados salgados, nos biscoitos, no tempero do macarrão instantâneo, nas sopas de copo ou de saquinho, nos frangos temperados, em patês, embutidos e salgadinhos de trigo, milho ou batata, entre muito outros. O consumo excessivo desse aditivo aumenta a produção de insulina pelo pâncreas, que pode levar a crises de hipoglicemia e, com o passar do tempo, esse aumento pode causar uma resistência à insulina, que pode desencadear doenças como diabetes tipo 2, obesidade, hipertensão e alteração do colesterol e do triglicérides. Além disso, ele é considerado tóxico para as células nervosas, causando uma excitação nessas células que podem se refletir em enxaquecas, dificuldade de concentração e irritabilidade, entre tantos outros sintomas negativos.  

 Sem aditivos

 O mercado de alimentos saudáveis está de olho nestas pesquisas e já iniciou um processo de mudança, que deve ser crescente por aqui. A cada dia surgem novos produtos similiares aos ultraprocessados, como snac, chips, biscoitos…mas que utilizam apenas matéria-prima natural, os free from GMO (como os aditivos químicos são chamados fora do Brasil).  Essa nova categoria de produtos é formada por alimentos industrializados que não contenham algum tipo de ingrediente, que possa ser nocivo à saúde, como: glúten, leite de vaca, açúcar ou aditivos químicos. No Brasil, a preocupação com a saúde faz com que a busca por esses produtos cresça a cada dia.

 Expo Glúten Free

 Muitas dessas marcas de produtos free from estarão reunidas na 7ª Expo Nutracêuticos & Funcionais, que acontecerá durante o #GF2019. Diferentemente dos mais tradicionais, os consumidores de alimentos saudáveis, costumam conhecer as marcas e os produtos por meio da indicação de profissionais especializados, como as nutricionistas. O ideal para os lojistas interessados em ingressar neste mercado promissor, é estreitar as relações com esses possíveis prescritores. O evento reúne diversos nichos de produtos saudáveis e é uma oportunidade para o nutricionista conhecer as novas opções para os seus pacientes e para o varejista conferir as melhores marcas do segmento. O espaço proporciona uma integração entre esses profissionais, com o intuito de contribuir para o crescimento do mercado saudável.

Deixe um comentário

Local do Evento

Centro de Convenções - Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569
www.convencoesfreicaneca.com.br/

Telefones

Atendimento ao Inscrito:
(11) 3473-1693 – Ramal 30

Atendimento ao Expositor:
(11) 3586-1764 – Ramal 24

Assessoria de Imprensa:
(11) 3586-9197 – Ramal 32

Mídias Sociais