E4 Lança no #GF2019 o Livro “Cacau - da Agrofloresta à mesa” - 11º Gluten Free Brasil

E4 Lança no #GF2019 o Livro “Cacau – da Agrofloresta à mesa”

E4 Lança no #GF2019 o Livro “Cacau – da Agrofloresta à mesa”

E4 Lança no #GF2019 o Livro “Cacau – da Agrofloresta à mesa”

A cada edição, o #GFBrasil escolhe um alimento para ser  homenageado, com o objetivo de destacar as suas propriedades nutritivas e a sua importância na alimentação. Neste ano, comemorativo, dos 10 anos de congresso, o escolhido foi o cacau, devido à sua alta densidade nutricional e vasta bagagem cultural.

Para aprofundar a pesquisa e apresentar as evidências científicas desse fruto, a E4 foi até o sul da Bahia e colheu informações exclusivas.  O roteiro incluiu as cidades de Ilhéus e Itacaré, três sistemas agroflorestais, a  Comissão Executiva de Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), e fazendas focadas em produção cacaueira orgânica. “Os relatos coletados e a experiência vivida, além da fantástica cultura do cacau, me mostraram como a agrofloresta, um sistema que privilegia a ecologia e a agronomia, é extremamente importante para nós”, conta Negrini.

O Raimundo, agricultor fala sobre a produção do cacau

Entrevista com o agrofloresteiro, Gustavo.

 

 

Essa expedição a 3 sistemas agroflorestais durou quase dez dias e proporcionou coleta de imagens especiais, depoimentos, entrevistas e diferentes experiências com esse fruto.  Por meio dos estudos e imersão no universo do alimento destaque do ano, também descobriu-se a relação dele com a economia, história, nutrição, alimentação e sustentabilidade.

 Gustavo Negrini e o agricultor da fazenda de Cacau Orgânico – Santa Ana, Raimundo.

 

 

“O Cacau tem um processo muito artesanal. Pude provar o Cacau, direto do pé. Dentro suas amêndoas com uma saborosa polpa em volta é delicioso. Descobri muitas outras coisas também, diversas aplicações como sucos, vinhos, licores, vinagre, geleias e até cerveja. Fiquei sabendo que a casca do cacau é utilizado como ração animal e fertilizante orgânico”, declara, Gustavo.

O resultado desse mergulho pode ser conferido no livro “Cacau- Da Agrofloresta à mesa”, uma obra construída por equipe composta de nutricionistas, fotógrafos e jornalistas.

O material é dividido por 6 blocos que trazem diferentes faces do cacau. Desde a  história,  cultivo, benefícios nutricionais, processos e sistemas agroflorestais, até  tendências e novos produtos feitos a partir desta matéria-prima.

Cerveja artesanal e licor feitos a partir do cacau.

Além disso, o livro tem a participação de chefs de cozinha renomados, como Renato Caleffi, Renata Macena, Renata Baldin, Priscila Herrera, Lidiane Barbosa e Natalia Luglio que contribuíram com as dezenove receitas elaboradas com o cacau como ingrediente principal. Para retratá-las, foi feita uma produção de fotos com as preparações e ingredientes indicados pelos chefs convidados.

 

Produção de fotos com as receitas do livro Cacau- da Agrofloresta à mesa.

 

Foram mais de 7 meses para a conclusão desse trabalho e o seu lançamento   será  nos dias 12 e 13 de julho, no #GF2019. Para isso, contará com um lounge especial que trará experiências como degustações executadas por chefs e nutricionistas, além de uma exposição fotográfica da viagem ao sul da Bahia.

Produzido  em parceria com a Editora Europa, o livro estará disponível para venda durante os dias de congresso e, depois, no site da editora.

 

Inscreva-se no #GF2019 e garanta a sua vaga!

Deixe um comentário

Local do Evento

Centro de Convenções - Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569
www.convencoesfreicaneca.com.br/

Telefones

Atendimento ao Inscrito:
(11) 3473-1693 – Ramal 24

Atendimento ao Expositor:
(11) 3586-1764

Assessoria de Imprensa:
(11) 3586-9197 – Ramal 32

Mídias Sociais