
O chef Renato Caleffi, sócio proprietário do restaurante Le Manjue, reconhecido por sua experiência com gastronomia funcional e orgânica, foi um dos palestrantes mais aguardados do 4º Congresso Brasileiro de Gastronomia Funcional, realizado durante a décima edição do Gluten Free Brasil.
Com o tema: “Temperos naturais: Como Potencializar sabor e nutriente”. A ideia da apresentação é diminuir o consumo de produtos ultraprocessados, como caldos e temperos prontos, que possuem inúmeros aditivos químicos nocivos à saúde.
Confira na íntegra a entrevista que o chef concedeu durante o evento sobre a sua palestra.
Saiba mais sobre o tema:
Título: Temperos naturais: benefícios que vão além do sabor!
Com mudanças na forma de se alimentar, cada vez mais pessoas têm optado por consumir refeições prontas, rápidas e práticas. Não, todavia, necessariamente nutritivas, tais alimentos além dos sabores distorcidos, podem contribuir para o surgimento de diversas doenças crônicas.
Como consequência do fenômeno da alimentação express, muitos alimentos deixarem de ser consumidos, incluindo os temperos naturais, que apresentam uma diversidade de cores, sabores, aromas e nutrientes capazes de enriquecer qualquer refeição. Nesse contexto, o uso de temperos industrializados, normalmente, repletos de conservantes e corantes, em detrimento aos temperos naturais, suprime o sabor natural do alimento e altera gradativamente nosso paladar.
Além das propriedades organolépticas, a literatura aponta para diversas propriedades medicinais que os temperos naturais reúnem em si. Em trabalho de Grinke (2018), a autora destaca alguns benefícios à saúde, bem como na gastronomia de algumas plantas e raízes.
agosto 23, 2019
© 2019 10ª Edição Gluten Free Brasil. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por 
